ENSPD
Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto
O Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto é um evento bianual realizado pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto. Cada edição tem o apoio de instituições locais relevantes no cenário agrícola e um tema específico escolhido para nortear palestras e debates. A escolha do local e tema ocorre em assembleia com as entidades associadas.
19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto - ENSPD
09 a 11 de julho de 2024
Luíz Eduardo Magalhães - Bahia, Brasil
Conheça as oportunidades para a sua empresa. Participe!
Este grande evento, promovido bienalmente pela Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP , celebrou em 2022, os 50 anos do Sistema Plantio Direto (SPD) na América Latina e os 30 anos de existência da FEBRAPD.
O Sistema Plantio Direto (SPD) expandiu-se pelos quatro cantos do país e em 2020 atingiu 36 milhões de hectares equivalente a cerca de 54? área com a produção de grãos do território brasileiro. Muitos desafios, obstáculos foram superados, porém, muito ainda temos que aprender e evoluir. Por esse e outros motivos será importante participar desse grande evento, novamente no seu formato presencial, além de digital .
O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é direcionado para o setor produtivo do agronegócio brasileiro e nesta edição, das Américas.
São esperados mais de 800 participantes nesta 18ª edição Nacional e 1ª Mundial, entre produtores rurais, consultores, empresários, profissionais liberais, professores, pesquisadores e acadêmicos, cooperativas e empresas de todo Brasil e de países como Paraguai, Uruguai, Argentina, México, Chile e Estados Unidos .
Uma das novidades desta edição será o lançamento e concessão inédita do Medalha de Honra Herbert Bartz, com o objetivo de premiar os produtores rurais que se destacaram no Brasil e nas Américas, na conservação do solo e o aumento da produtividade com sustentabilidade de sua propriedade, utilizando como base o Sistema Plantio Direto.
O Sistema Plantio Direto (SPD) visa a produção de alimentos, fibras e energia em harmonia com a natureza baseando-se em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito às linhas de plantio e semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo, feita preferencialmente com plantas vivas ou mortas, e a diversificação de plantas na rotação de cultivos.
Durante quatro dias, o evento oferecerá palestras e debates de altíssimo nível com os melhores especialistas e produtores do Brasil e do mundo, exposição de resumos científicos, dia de campo interativo e visitas técnicas mo Brasil e Paraguai, reunindo as melhores propostas e soluções para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental do agronegócio, verdadeiramente sustentável.