Concurso de fotografia valoriza construção histórica do SPD

O 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha trará mais uma novidade: o 1º Concurso de Fotografia da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto. Dividida em dois temas: Sistema Plantio Direto: preservando o solo, a vida e as gerações futuras e Meio século de história de amor ao solo e à natureza, a iniciativa visa incentivar e valorizar a documentação de fatos que ajudem a contar e preservar a história do Sistema Plantio Direto no Brasil e América Latina; bem como ampliar a divulgação e a conscientização sobre a necessidade de uma agricultura conservacionista, ambiental, produtiva, econômica e socialmente sustentável.

Concurso de fotografia valoriza construção histórica do SPD

Da Redação FEBRAPDP

Ilustração da categoria Meio século de história de amor ao solo e à natureza: Herbert Bartz, nos anos 1970, testando adaptações de equipamentos para controle de invasoras na entrelinha da soja - Foto: Acervo Família Bartz

O 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha trará mais uma novidade: o 1º Concurso de Fotografia da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto. Dividida em dois temas: Sistema Plantio Direto: preservando o solo, a vida e as gerações futuras e Meio século de história de amor ao solo e à natureza, a iniciativa visa incentivar e valorizar a documentação de fatos que ajudem a contar e preservar a história do Sistema Plantio Direto no Brasil e América Latina; bem como ampliar a divulgação e a conscientização sobre a necessidade de uma agricultura conservacionista, ambiental, produtiva, econômica e socialmente sustentável.

De acordo com a Comissão Organizadora,  os vencedores de cada categoria serão premiados da seguinte maneira: o 1º Lugar, recebe, além do certificado, 2 anos de associação à Federação Brasileira do Plantio Direto - FEBRAPDP e inscrição gratuita no 19º ENPDP, em 2023; o 2º Lugar, certificado e 2 anos de associação à FEBRAPDP, e o 3º Lugar será agraciado com certificado e inscrição gratuita no 19º ENPDP.

 

O prazo para a submissão das fotos é de 20 de maio a 20 de junho. A divulgação dos resultados acontecerá no encerramento do 18º ENPDP e do 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, no dia 7 de julho. Para saber mais detalhes sobre o 1º Concurso de Fotografia da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto, visite o site do evento em https://plantiodireto.org.br/18enpdp/. Lá, você também acessa toda a programação e se inscrever nos eventos, que acontecem entre os dia 5 e 8 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu, PR.

Veja abaixo o edital do 1º Concurso de Fotografia da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto:

  1. OBJETIVOS

1.1 O concurso de fotografia da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) tem como objetivo incentivar as pessoas a documentarem fatos que ajudem a contar e preservar a história, valorizando quem estimula, divulga, apoia e atua com o Sistema Plantio Direto, ampliando assim a divulgação e a compreensão sobre o cuidado e a conservação do solo e da natureza para a sociedade.

1.2 Poderão concorrer a este concurso fotografia que ilustrem o Sistema Plantio Direto e sua história, conforme as categorias temas descritas a seguir.

  1. OS TEMAS

O concurso de fotografia da FEBRAPDP possui duas temáticas e que definem as categorias de participação:

2.1 Categoria 1 - tema “Sistema Plantio Direto: preservando o solo, a vida e as gerações futuras”, como parte das atividades do 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto. Nesta categoria se enquadram fotos, nas mais diversas variantes do SPD, em todos os sistemas de produção agropecuário (culturas anuais, hortaliças, culturas perenes e sistemas integrados) em suas relações com o ser humano, com ambiente e com as práticas do sistema.

2.2 Categoria 2 - tema: “Meio século de história de amor ao solo e à natureza”, como parte da comemoração do Jubileu de Ouro do pioneirismo na adoção do Sistema Plantio Direto na América Latina. Nessa categoria se enquadram fotos que possuem um contexto histórico relacionado ao SPD.

No ato da inscrição da fotografia, o interessado deverá definir a categoria, um título e apresentar uma explicação sucinta (máximo de 500 caracteres com espaço) do contexto da cena.

  1. REGRAS E INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site dos eventos 18ºENPDP & 1ºEMSPD, (www.plantiodireto.org.br/18enpdp/). O interessado realiza o processo de inscrição nos eventos como qualquer participante, sem precisar pagar a inscrição.

No menu do participante haverá a opção de submissão de fotos para o 1º Concurso de Fotografia FEBRAPDP entre 20 de maio e 20 de junho de 2022.

3.2 Serão aceitas fotografias tratadas e manipuladas digitalmente, desde que não alterem e nem incluam elementos ao tema principal da foto.

3.3 As fotografias deverão estar em extensão jpg, ter na sua maior dimensão um mínimo de 3.200px e que tenham, preferencialmente, 300 DPI de resolução. Fotografias que não atenderem à qualidade e resolução requisitadas serão desclassificadas.

  1. DA PARTICIPAÇÃO

4.1 Podem participar do concurso fotógrafos profissionais ou amadores, com fotografias tiradas com qualquer modelo de câmeras fotográficas, inclusive de telefones celulares.

4.2 Fica limitada a inscrição de, no máximo, duas fotografias, por participante. Não será aceita a inscrição do mesmo trabalho em categorias diferentes.

4.3 Os autores são responsáveis tanto pelas autoria e origem como pela autorização de uso da imagem em caso de fotos com pessoas em situação que possibilite sua identificação.

4.4 Os autores das fotografias pré-selecionadas pelo comitê da FEBRAPDP deverão preencher e assinar o termo de cessão de uso de imagem que estará disponível no espaço do participante, no prazo definido no cronograma (01 a 03 de julho).

4.5 Não é obrigatório o pagamento da inscrição para participação do concurso. No entanto, para participar da votação e da divulgação dos vencedores é necessário o pagamento da inscrição para acesso ao espaço do evento.

4.6 O ato de inscrição implica na concordância e adesão a este regulamento e atesta a veracidade das informações que constam na ficha de inscrição.

  1. JULGAMENTO

5.1 O julgamento das fotografias terá duas etapas: 1ª Etapa – O comitê da diretoria FEBRAPDP fará a escolha das 10 melhores fotografias para cada uma das categorias. 2ª Etapa – As 10 melhores fotografias de cada categoria serão o expostas no Espaço Bady Cury (hall de entrada e recepção) dos eventos 18ºENPDP & 1ºEMSPD e também estarão disponíveis no site do evento para escolha pelo público participante do evento, votando na melhor fotografia de cada categoria.

5.2 Apenas participantes com inscrição paga nos eventos poderão realizar a votação na 2ª etapa. Essa votação acontecerá pelo site dos eventos. Será permitido apenas um voto por categoria por participantes pagante do evento.

5.3 As fotografias de cada categoria serão classificadas em função do número de votos do público recebidos.

  1. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO E PREMIAÇÃO

6.1 O resultado será divulgado no encerramento dos eventos no final do dia 07 de julho de 2022.

6.2 Os vencedores de cada categoria serão premiados com:

1º Lugar – certificado, 2 anos de associação à FEBRAPDP e inscrição gratuita no 19º ENPDP
2º Lugar – certificado e 2 anos de associação à FEBRAPDP
3º Lugar – certificado e inscrição gratuita no 19º ENPDP

6.3 As fotografias vencedoras em cada categoria ficarão expostas no site da FEBRAPDP e farão parte das publicações da instituição e seus eventos.

  1. CRONOGRAMA

Etapas

Período

Inscrições

20 de maio a 20 de junho

Seleção das 10 melhores fotos pelo comitê da FEBRAPDP

21 a 30 de julho

Prazo para assinar o termo de cessão

01 a 03 de julho

Exposição e votação pelos participantes do 18ºENPDP & 1ºEMSPD

05 a 07 (manhã) de julho

Divulgação do resultado

Encerramento do 18ºENPDP & 1ºEMSPD (07 de julho)

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto é responsável pela coordenação do 1º Concurso de Fotografia FEBRAPDP.

8.2 Todos os trabalhos enviados poderão ser expostos, veiculados e reproduzidos em publicações, programas e eventos de caráter educativo ou cultural ou de divulgação da promotora do concurso. Independentemente de qualquer remuneração, autorização ou licença, os autores cedem, para os fins descritos anteriormente, todos os direitos autorais à promotora do concurso, sem qualquer tipo de compensação ou indenização, ficando assegurada a menção da autoria.

8.3 A responsabilidade perante terceiros decorrente do conteúdo das fotografias concorrentes cabe exclusivamente ao autor ou autores da foto.

Comissão Organizadora do 1º Concurso de Fotografia FEBRAPDP

Marie Bartz
Ricardo Ralisch
Jônadan Ma